Disciplinas de Graduação
A disciplina visa apresentar uma introdução aos desafios, teoria, e aplicação do manejo da pesca, com ênfase nos sistemas marinhos, face às demandas sociais crescentes e ao aumento da perda e degradação de habitats, assim como às técnicas para garantir a conservação das populações marinhas exploradas pela pesca. Os objetivos principais são: proporcionar um conhecimento básico e o desenvolvimento da capacidade e morivação requeridos em processos que visam a sustentabilidade da pesca; apresentar uma introdução à dinãmica e dimensão humana da pesca marinha; estimular os estudantes a desenvolver consciência das questões ambientais e sócio-econômicas emergentes ligadas à atividade pesqueira via uma interface com organizações externas e cientistas ativos em manejo e pesquisa; e auxiliar os estudantes a apreciar os papéis que as diferentes especialidades disciplinares desempenham para contribuir como objetivo da pesca sustentável.
Este é um curso básico, que visa abordar os conceitos e técnicas usuais em biologia pesqueira, além de examinar as questões associadas com o manejo e conservação dos recursos pesqueiros. Teorias sobre ecologia pesqueira e bases quantitativas da avaliação de estoques pesqueiros irão compor o pano de fundo do curso. A interação entre aspectos sociais, biológicos, econômicos, e políticos do manejo pesqueiro será exemplificada através de experiências em campo, pesquisa, exercícios e leitura, além de palestras com convidados especiais, visando expor aos estudantes às várias perspectivas na problemática da pesca.
Fornecer informações básicas sobre a estrutura e a dinâmica do sistema pelágico marinho, com ênfase sobre processos de transformação de matéria e energia na coluna de água e sua influência sobre as comunidades biológicas pelágicas e bênticas.
Disciplinas de Pós-Graduação
IOB 5746 - Sistemas Pesqueiros Sustentaveis
A interação entre aspectos sociais, biológicos, econômicos, e políticos do manejo pesqueiro será exemplificada através da leitura e discussão de estudos de caso, no contexto de diversas teorias e escolas, visando expor aos estudantes às várias perspectivas envolvidas na problemática da pesca. Técnicas e abordagens contemporâneas, como sistemas sócio-ecológicos, manejo da pesca baseado no ecossistema, sistemas de quotas de captura, manejo participativo baseado na comunidade e áreas marinhas protegidas serão aprofundados, e discutidos.
IOB-5725-1 - Oceanografia Pesqueira
A disciplina visa introduzir conceitos e teorias fundamentais de Oceanografia Pesqueira, enfatizando os processos oceanográficos e mecanismos que regulam a produção pesqueira, em escala global e local. Espera-se propiciar a compreensao e discussao dos fenomenos relativos aos processos de produção biológica nos oceanos – relação estoque-recrutamento – estratégias de sobrevivência pelágicas e processos oceanográficos associados – janelas ambientais – conectividade – dispersão – variabilidade e sobre-pesca – mudanças de regime e teleconexões – mudanças climáticas e pesca.
Treinamento
Diversos treinamentos são oferecidos na forma de estágios de pesquisa, workshops, intercâmbio, e participações especiais.
Participação em programas de pós-graduação credenciados pela CAPES e em grupos acadêmicos:
- Curso de pós-graduação em pesca e aquicultura do Instituto de Pesca (SAA/SP)
- Curso de mestrado em Tecnologia do Desenvolvimento Social (Nucleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social/UFRJ)
- Pesquisa-ação da cadeia produtiva da pesca (PAPESCA-UFRJ).
- Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC) da Escola Politecnica da UFRJ.