O Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros (LabPesq) tem sua sede no Instituto Oceanográfico da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo, com ações em diversos municípios costeiros e áreas marinhas do Brasil e do exterior. Possui infra-estrutura de pesquisa para alojar mais de 10 estudantes/pesquisadores, e empreender coleta de dados científicos em campo e laboratório.

Sua missão é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Oceanografia Pesqueira e Ciências Pesqueiras Contemporâneas, integrando diversas disciplinas e fontes de conhecimento. Seus princípios incluem o diálogo entre ciências naturais e sociais no que diz respeito à abordagem ecossistêmica da pesca, governança dos oceanos, economia dos recursos naturais, e uso da biodiversidade. A visão e tratamento das pescarias como sistemas sócio-ecológicos complexos nos permitem transitar entre abordagens quantitativas (modelagem ecossistêmica, modelos populacionais, modelos biofísicos, projeções), empíricas (processos, dinâmicas, fluxos, taxas, comportamentos, conhecimento local) e teórico-conceituais (relacionadas ao uso de indicadores, etno-conhecimento, organizações sociais, resiliência, sustentabilidade, vulnerabilidade).

O LabPesq participa de redes de pesquisa nacionais e internacionais, e mantém colaboração com alguns centros de excelência na sua área do conhecimento (Canadá, África do Sul, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, entre outros).

Diversos projetos de extensão ocorrem junto a comunidades pesqueiras, na promoção de práticas sustentáveis, orientação a políticas públicas, e na forma de palestras, oficinas, grupos de trabalho, e participando em eventos, painéis de discussão e visitas locais.