depoloapolo

No início de fevereiro, a Profa Mary Gasalla participou do evento All Atlantic Research Forum: From Pole to Pole, na sede da Comissão Européia em Bruxelas (Bélgica).

Dias antes, ocorreu o primeiro workshop do projeto AANChoR, na mesma cidade, onde a professora colabora ativamente do grupo de trabalho (WP3) sobre capacitação, atualmente liderado por pesquisadores alemães. Pelo IOUSP, a Profa. Olga Sato, lidera o WP5 sobre gerenciamento de dados.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC, Brasil) participa da organização do projeto AANChOR e acompanha a inserção do Brasil no mesmo, seguindo as normas do acordo de Belém com a União Europeia junto à Africa do Sul.

Os trabalhos de produção de uma proposta para ações conjuntas ocorreram durante todo o ano de 2020, de modo virtual, tendo o seu resultado final recebido avaliação positiva pela coordenação e financiadores do programa.

Em setembro de 2020, ainda virtualmente, as entidades brasileiras participantes se reuniram com o MCTIC, ocasião que contou com a participação de ambas professoras do IOUSP.