h2020 A aprovação do projeto “Missão Atlântica: Rumo ao desenvolvimento sustentável do Oceano Atlântico: mapeando e avaliando o estado presente e futuro dos ecossistemas marinhos atlânticos sob a influência das alterações climáticas e da exploração” constitui uma conquista importante para o consórcio internacional que reúne 32 instituições de 15 países, e para as suas metas comuns propostas para pesquisa conjunta. Financiado pelo edital H2020/BG8 da Comissão Européia, a nova missão atlântica visa realizar avaliações sistematizadas ao longo do Oceano Atlântico, além de promover a cooperação e capacitação internacional proposta pelo Acordo de Belém (Europa, África do Sul e Brasil). A Universidade de São Paulo, em nome do Instituto Oceanográfico, faz parte do consórcio contemplado, e tivemos o prazer de participar do seu lançamento em setembro de 2020. De lá pra cá, não faltaram encontros e discussões virtuais. Agradecemos a todos os envolvidos, e especialmente à Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) por reger esta orquestra que promete empolgantes “concertos” oceânicos.