vulnerabilidade

Pesquisadores do LabPesq/IOUSP mapearam as condições de vulnerabilidade social e de desenvolvimento humano ao longo da costa brasileira, ao nível municipal. Acompanhando a linha de costa de norte a sul, os 387 municípios considerados foram divididos em três regiões atlânticas analíticas. Utilizando os indicadores presentes no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), os dados mostraram uma diferença estatística significativa entre os municípios das três regiões em termos das condições sociais apontadas pelos indicadores. 

Do total de municípios localizados na região Norte, 86,9% mostraram vulnerabilidade social alta e muito alta, com os piores valores encontrados no estado do Maranhão. Na região Leste, essa porcentagem foi de 65,7% dos municípios com alta ou muito alta vulnerabilidade. Esses resultados contrastam com os municípios da região SE/Sul, em que dos seus 120 municípios costeiros, apenas um revelou esse nível de vulnerabilidade.

press release sobre o artigo e maiores detalhes podem ser encontrados aqui.

Fonte: Curi RLC; Gasalla MA (2021) Social Vulnerability and Human Development of Brazilian Coastal Populations. Front. Ecol. Evol. 9:664272. [pdf]